5.2 - A letra A - sons /a/ e /ɐ/

TRANSCRIÇÃO:

A letra A faz dois sons: o som aberto /a/ e o som fechado /ɐ/. Repete comigo: /a/ /ɐ/.

Em lições anteriores vimos como é que cada um destes sons se pronuncia, e vimos que o A com acento agudo (á) ou grave (à) faz sempre o som aberto /a/ e o A com acento circunflexo (â) faz sempre o som fechado /ɐ/.

Alguns exemplos do A aberto com acento são a palavra água ou as palavras acabadas em -ável como provável.

E alguns exemplos do A fechado com acento são as palavras ânimo e câmara.

Mas como é que sabemos qual o som que a letra A faz quando não existe nenhum acento? Existem algumas regras que podemos seguir.

Começando pelo som aberto /a/, a letra A faz sempre este som nas palavras que acabam em -al, -ar, -ax e -az.

Alguns exemplos são as palavras finaltórax e rapaz, e todos os infinitivos dos verbos que acabam em -ar, como estar ou falar.

A letra A também faz sempre o som aberto /a/ quando faz parte dos ditongos AI e AU, como nas palavras caixa e bacalhau.

E também nas palavras que começam com A-L-consoante, como altura e Algarve.

Finalmente, a letra A faz o som aberto /a/ em quase todas as palavras que terminam em A-consoante e depois A, E ou O, como por exemplo as palavras caracidade ou acaso.

As únicas exceções são as palavras em que essa penúltima consoante é um M ou N, como em exame ou plano. Nessas, o antepenúltimo A pronuncia-se /ɐ/ e não /a/. ExamePlano.

E em que outras situações é que a letra A sem acento faz o som fechado /ɐ/?

A letra A faz sempre o som /ɐ/ quando é a última letra da palavra ou quando a palavra acaba em -as. Por exemplo as palavras pessoa e senhora, ou os seus plurais pessoas e senhoras.

E de resto, tirando todas as situações que já mencionei nesta lição, em que temos o som aberto /a/, o A faz quase sempre o som fechado /ɐ/.

Finalmente, existem ainda situações em que o A faz o som nasal /ɐ̃/. Isto acontece quando tem um til, como em avelã, ou quando é seguido de um M ou N e uma consoante, como em ambiente e antigo.

Vou falar sobre isso com mais detalhe nas lições sobre sons nasais, mas para já tenta identificar os 2 sons da letra A, /a/ e /ɐ/, nas duas frases que vão aparecer no ecrã, e coloca o vídeo em pausa se for necessário.

E agora repete comigo:

A arara é um animal animado e amigável.

Agora mais rápido:

A arara é um animal animado e amigável.

O Amândio tem um plano para passar no exame de matemática.

Agora mais rápido:

O Amândio tem um plano para passar no exame de matemática.

Complete and Continue